Ubá realiza primeiro acolhimento pelo Serviço de Família Acolhedora
Ubá realiza primeiro acolhimento pelo Serviço de Família Acolhedora
Publicado em 30/10/2024 12:11
O casal Maria de Lourdes Pinto Pereira e Walter Pereira Junior é o primeiro a acolher uma criança no município por meio do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
Ubá deu um importante passo na proteção integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ao realizar, em outubro, o primeiro acolhimento por meio do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA), marcando um avanço significativo na política de assistência social do município.
Esta modalidade de acolhimento oferece um ambiente familiar seguro e temporário para menores que, por medida de proteção, necessitam ser afastados de suas famílias de origem.
A Secretaria de Desenvolvimento Social implantou o serviço no município e em abril de 2024 iniciou as inscrições para famílias interessadas em participar do programa. Uma vez inscritas, as famílias foram capacitadas e acompanhadas para receber temporariamente crianças e adolescentes que estejam em situação de vulnerabilidade familiar.
“Foram muitas etapas até a implantação desse serviço, com dedicação de diversos envolvidos: gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social, equipe técnica, Poder Judiciário e especialmente as famílias que se inscreveram e que permitiram colocar o serviço em prática. Essa é uma conquista para quem luta pela garantia de direitos das crianças e adolescentes”, afirma a Coordenadroa Geral de Acolhimento, Cláudia Mendes Garcia Liquer.
Como participar
Entre os critérios para participar do programa como família acolhedora está: ser residente no município de Ubá há pelo menos dois anos, não ter antecedentes criminais e não estar inscrito no Cadastro de Adoção.
Vale lembrar que acolhimento não é adoção e sim uma medida protetiva de caráter excepcional e provisório. A Vara da Infância e Juventude emite um termo de guarda provisória para a família acolhedora. Já na adoção, a família de origem perde o poder familiar e a criança ou adolescente é colocado em uma família substituta.
Para participar do programa, a família interessada deve preencher o formulário CLICANDO AQUI, ou presencialmente na sede do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, situado na Rua Padre Gailhac, nº 65, Centro. Para mais informações ligue no 3541-8535. Sua família pode fazer a diferença. Conheça e participe!
por Assessoria de Comunicação da PMU