Ubá realiza 14ª Conferência de Saúde e a Etapa Municipal da 5ª CNSTT
Ubá realiza 14ª Conferência de Saúde e a Etapa Municipal da 5ª CNSTT
Publicado em 25/03/2025 13:57
Ubá sediou dois importantes eventos para o fortalecimento das políticas públicas de saúde: a 14ª Conferência Municipal de Saúde e a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Conferências reuniram gestores, profissionais de saúde e a comunidade para debater e formular propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS)
Além de palestras, o evento contou com grupos de debate para elaboração de propostas para o aprimoramento do SUS, tanto em nível municipal quanto federal
Nos dias 21 e 22 de março, Ubá sediou dois importantes eventos para o fortalecimento das políticas públicas de saúde: a 14ª Conferência Municipal de Saúde e a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. A iniciativa reuniu gestores, profissionais de saúde e a comunidade para debater e formular propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Abertura solene e homenagens
A solenidade de abertura ocorreu na sexta-feira (21), às 19h30, na Câmara Municipal. Durante o evento, Dr. Alencar Ribeiro Neto e Mauro Abranches, que dão nome às conferências, foram homenageados por meio de seus familiares. O prefeito José Damato Neto esteve presente e destacou a relevância das conferências para o avanço das políticas de saúde pública.
A programação da noite contou ainda com a palestra magna "Financiamento e sustentabilidade do SUS no âmbito municipal", ministrada pelo advogado Ivan Chebli, especialista em Planejamento e Gestão Pública, servidor e ex-secretário de Saúde de Juiz de Fora.
Debates e palestras
No sábado (22), as atividades continuaram no auditório Ary Barroso, no Centro Universitário Unifagoc. A primeira palestra do dia foi conduzida por Fabiana Aparecida Fortes de Almeida Rôllo, procuradora do Município de Juiz de Fora e especialista em Direito Público, abordando o tema "Gestão e participação social na formulação e controle das políticas públicas de saúde".
Em seguida, a "Assistência em Saúde" foi debatida pela enfermeira Elis Regina de Mattos, especialista em Saúde do Trabalhador e servidora da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG). A temática "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora" foi conduzida por Luciane Zanoti, enfermeira e Referência Regional em Saúde do Trabalhador na SES-MG.
Votação de propostas e eleição de delegados
Seguindo o regimento das conferências, após as palestras e discussões, os participantes foram divididos em grupos de debate, respeitando a paridade entre os segmentos (usuários, trabalhadores e gestores/prestadores). Nessas reuniões, foram elaboradas propostas para o aprimoramento do SUS, tanto em nível municipal quanto federal. As proposições foram apresentadas e votadas na plenária final.
Em seguida, ocorreu a eleição dos delegados que representarão Ubá na etapa estadual da Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que será realizada em Juiz de Fora, no final de abril. Ao todo, foram eleitos 16 delegados e seus respectivos suplentes, sendo 8 representantes do segmento usuário, 4 do segmento trabalhador e 2 do segmento gestor/prestador.
Participação expressiva
As conferências foram marcadas por grande adesão da comunidade, contando com a participação de mais de 200 inscritos. O evento reafirmou a importância do diálogo e da participação popular na construção de políticas públicas de saúde cada vez mais eficientes e inclusivas.
por Assessoria de Comunicação da PMU