Ubá marca presença no 4º Seminário "Juntos em Período de Contingência"
Evento realizado pela Energisa aconteceu nesta terça (15), em Cataguases
Publicado em 16/10/2024 12:01
O Secrtetário de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, Vicente de Paulo Pinto, e o Coordenador de Proteção e Defesa Civil, Gilger Eduardo de Menezes, representaram o município de Ubá no 4º Seminário "Juntos em Período de Contingência"
Evento realizado pela Energisa objetivou o debate sobre a preparação das cidades e os desafios para o período de chuvas que está começando e vai até março de 2025
Sob a influência da La Niña, nos próximos meses a Zona da Mata terá temperaturas mais elevadas e chuvas dentro da média histórica para o período
Ubá marcou presença no 4º Seminário “Juntos em Período de Contingência” realizado nesta terça-feira (15) pela Energisa, em Cataguases. Participaram do evento representando o município, o Secrtetário de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, Vicente de Paulo Pinto, e o Coordenador de Proteção e Defesa Civil, Gilger Eduardo de Menezes.
Durante o encontro, representantes da Defesa Civil de diversos municípios, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), debateram sobre a preparação das cidades e os desafios para o período de chuvas que está começando e vai até março de 2025.
Sob a influência da La Niña, fenômeno climático que ocorre quando as águas do Pacífico Equatorial esfriam mais do que o habitual, provocando uma redução temporária na temperatura global, nos próximos meses a Zona da Mata terá temperaturas mais elevadas e chuvas dentro da média histórica para o período.
Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil
Para responder a possíveis emergências, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Ubá conta com um plano de contingência, documento estratégico elaborado com base no mapeamento das áreas mais vulneráveis da cidade, levando em conta o histórico de eventos anteriores, como enchentes e deslizamentos. “O Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLANCON) estabelece diretrizes bem definidas para garantir uma resposta coordenada e eficiente para minimizar os impactos dos desastres naturais, proteger a população e promover a segurança nas áreas de risco”, explica o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Gilger Eduardo de Menezes.
“O PLANCON foi crucial durante as enchentes consecutivas que enfrentamos em 2020. Os protocolos estabelecidos no plano viabilizaram a execução imediata das ações de socorro, a assistência às vítimas e o restabelecimento dos serviços essenciais, o que minimizou os impactos e garantiu a segurança da população ubaense. Embora a situação tenha superado a capacidade municipal, a qualidade técnica do Plano de Metas de Restabelecimento e Reconstrução, apresentado à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério do Desenvolvimento Regional, assegurou o recebimento de verbas federais para a recuperação das áreas afetadas," concluiu Gilger.
Referência em boas práticas
Em abril deste ano, o Plano de Redução de Riscos de Ubá, foi reconhecido como uma das boas práticas nacionais na área de prevenção e resposta a desastres, sendo incluído na cartilha da Comissão da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) de Cidades Atingidas ou Suscetíveis a Desastres (CASD), apresentada na 86ª Reunião Geral da FNP.
O plano destaca importantes intervenções realizadas no município nos últimos anos, como a construção de muros de gabião e melhorias no sistema de drenagem urbana, que contribuíram para reduzir os riscos de inundações e deslizamentos. Essas ações integram um esforço contínuo para proteger a população e minimizar os impactos de desastres naturais.
por Assessoria de Comunicação da PMU