Ubá marca presença no 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes, em Brasília
Ubá marca presença no 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes, em Brasília
Publicado em 03/04/2025 11:55 - Atualizado em 03/04/2025 12:10

Secretário municipal de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, Caetano Marciano de Souza, representou Ubá no 1º- Encontro Cidades Verdes Resilientes, em Brasília

Encontro serviu como uma plataforma estratégica para os preparativos da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30)
O secretário municipal de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, Caetano Marciano de Souza, representou Ubá no 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes, realizado nos dias 27 e 28 de março, em Brasília (DF). O evento reuniu representantes de governos estaduais e municipais, instituições de ensino e pesquisa, sociedade civil, setores produtivos e agências de financiamento para debater estratégias de adaptação climática e políticas públicas ambientais.
A abertura do encontro contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, que ressaltou a importância da colaboração entre diferentes esferas governamentais na construção de cidades mais sustentáveis e resilientes. O principal objetivo do evento foi apresentar o plano de implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), instituído pelo Decreto 12.041/2024 e coordenado pelos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e das Cidades (MCid).
Ao longo da programação, foram fortalecidas parcerias institucionais e ampliadas iniciativas concretas para a transição climática nos municípios brasileiros. Além disso, o encontro serviu como uma plataforma estratégica para os preparativos da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA).
Um dos destaques do evento foi o anúncio dos 50 municípios selecionados para a primeira fase da iniciativa Cidades Modelos Verdes Resilientes, que integra o PCVR. Essas cidades receberão suporte técnico para desenvolver ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, incluindo a recuperação de áreas verdes urbanas e a eletrificação da frota de ônibus.
Para o secretário Caetano Marciano de Souza, a participação de Ubá no evento foi essencial para fortalecer relações institucionais e identificar oportunidades de financiamento para projetos ambientais e de mobilidade sustentável no município.
"Nosso objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre o programa, avaliar a viabilidade de incluir Ubá entre as primeiras cidades brasileiras contempladas na iniciativa Cidades Modelos Verdes Resilientes, além de trocar experiências e contribuir para o aprimoramento de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à resiliência. Dessa forma, buscamos preparar nossa cidade para os desafios ambientais do futuro", destacou.
por Assessoria de Comunicação da PMU