Ubá é sede de Curso de Recuperação e Conservação de Nascentes
Ubá é sede de Curso de Recuperação e Conservação de Nascentes
Publicado em 08/10/2019 13:20 - Atualizado em 09/10/2019 08:00
Ubá sediou, entre os dias 02 e 04 de outubro, o curso de Recuperação e Conservação de Nascentes
Atividades práticas foram realizadas em propriedades rurais do município
O curso reuniu cerca de 15 técnicos e gestores da Secretaria de Ambiente e Mobilidade Urbana e de diversas outras instituições
Ubá sediou, entre os dias 02 e 04 de outubro, o curso de Recuperação e Conservação de Nascentes, promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Pomba e Muriaé (COMPÉ), com o apoio da AGEVAP (Agência da Bacia do rio Paraíba do Sul), por meio da ONG Crescente Fértil, do Rio de Janeiro.
O curso reuniu cerca de 15 técnicos e gestores da Secretaria de Ambiente e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Ubá, da UGP do PSA de Ubá, da Copasa, do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) de Muriaé, entre outras instituições, para atividades teóricas e práticas e debates sobre os diversos tipos de nascentes da região da Zona da Mata e as formas mais viáveis e eficazes de sua recuperação e conservação.
Presente na abertura do evento, o Prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho falou sobre a importância de conscientizar toda a população sobre a necessidade de cuidar da água e sobre as ações da administração para o aumento da quantidade e da qualidade deste recurso no município. “A água é um recurso essencial para a nossa sobrevivência e todos devem estar cientes disso. Tanto gestores e técnicos como membros da sociedade. Desde o início desta administração, focamos em ações como reflorestamento de áreas urbanas e cercamento e recuperação de nascentes com o intuito de melhorar a qualidade e quantidade de água disponível em nosso município. O PSA de Ubá é uma ação que merece destaque. Este ano alcançaremos cerca de 100 proprietários rurais inscritos no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais e isso faz toda a diferença para resultados de médio e longo prazo”, destacou o Prefeito.
“Além de promover a capacitação e reciclagem dos profissionais a respeito das técnicas de recuperação e conservação de nascentes, o curso permitiu a troca de experiências e conhecimentos entre os municípios envolvidos, considerando a relevância das bacias dos rios Pomba e Muriaé. Durante as atividades prática, instrutores e alunos do curso vivenciaram as ações da Prefeitura de Ubá na revitalização das microbacias hidrográficas da Área de Proteção Ambiental (APA) e do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), além das ações do Pró-Mananciais que é o programa da Copasa. Dessa forma, a Prefeitura demonstra mais um passo efetivo em prol do Meio Ambiente”, afirmou o gerente da Divisão de Agricultura e Meio Ambiente de Ubá, Antônio Gonçalves do Amaral.
por Assessoria de Comunicação da PMU