Ubá é referência em serviço de Supervisão Hospitalar
A proposta é fiscalizar a regularidade na ocupação dos leitos e a efetividade nas informações fornecidas pelos hospitais contratualizados ao SUS
Publicado em 18/04/2024 16:15 - Atualizado em 18/04/2024 16:31
Trabalho garante acesso à assistência em ambientes de internação hospitalar aconteça de forma ágil e com qualidade.
A cidade de Ubá possui um serviço de Supervisão Hospitalar cujo objetivo é assegurar a qualidade e efetividade dos serviços de saúde prestados na rede municipal. A proposta é fiscalizar a regularidade na ocupação dos leitos e a efetividade nas informações fornecidas pelos hospitais contratualizados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Esse trabalho tem evitado problemas como duplicidade de registros e informações erradas no Sistema Estadual de Regulação Assistencial (SUSfácil), fazendo com que o acesso da população à assistência em ambientes de internação hospitalar aconteça de forma ágil e com qualidade.
“Quem ganha com tudo isso não é só o paciente que fica menos tempo aguardando por um serviço, menos tempo aguardando por um leito. O prestador hospitalar, com essa rotatividade do leito, também é favorecido”, defende a responsável pela Supervisão Ambulatorial e Hospitalar da Secretaria de Saúde de Ubá, Grazielle Lima Araújo.
Entre os resultados desse serviço, que acontece em Ubá há uma década, estão a produção de relatórios semanais junto à gestão municipal, estadual e Ministério Público que proporcionam um diagnóstico em tempo real da ocupação de leitos, além de uma queda drástica nas internações particulares em leitos SUS. O trabalho de Supervisão Hospitalar em Ubá foi selecionado como experiência exitosa pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Minas Gerais (COSEMS/MG), para o encontro nacional do XXXVII Congresso do CONASEMS no ano de 2023, em Goiânia (GO).
“Ubá se destaca porque tem uma pessoa exclusiva para fazer essa função de supervisão de leito hospitalar. A gente tem tido uma melhora muito significativa nos laudos, nas informações que os prestadores hospitalares tem que inserir no SUSfácil. Isso é também um produto do trabalho do supervisor de leito no município de Ubá. A gente percebe uma agilidade na transferência dos pacientes. O trabalho muito bom que Ubá tem desenvolvido nesse sentido faz com que outros municípios também repliquem essa experiência”, afirma a coordenadora de Regulação Hospitalar da Gerência Regional de Saúde de Ubá, Fabiana Erica de Souza.
No vídeo a seguir, você conhece mais sobre a iniciativa:
por Assessora de Comunicação da PMU