Ubá adere a Protocolo de intenções entre FNP e Instituto Butantan
Documento visa a avaliação da possibilidade de acordo no fornecimento de vacina contra COVID-19
Publicado em 23/12/2020 14:41 - Atualizado em 23/12/2020 14:47
O município de Ubá enviou à Frente Nacional de Prefeitos (FNP) o Termo de Adesão ao Protocolo de Intenções da FNP com o Instituto Butantan, visando facilitar às médias e grandes cidades a aquisição da vacina CoronaVac. Trata-se de uma medida visando o complemento ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, caso o Ministério da Saúde não disponibilize a vacina para 100% da população.
Prefeito Edson e vice-prefeito Vinícius com o Termo de Adesão assinado
O prefeito Edson Teixeira Filho assinou o Termo de Adesão nesta quarta-feira (23), porém destacou que a intenção inicial do município é prestigiar o Programa Nacional de Imunização e o próprio SUS. “Não se trata de uma ação individual, isolada, do município. O documento demonstra nossa intenção junto a esta iniciativa da FNP, que visa contemplar as capitais e cerca de 380 cidades com mais de 80 mil habitantes, entre elas Ubá. Porém não é ainda um documento vinculante tendo em vista que nossa prioridade é pela aplicação de um plano de vacinação liderado pelo Ministério e baseado no princípio da universalidade do que rege nosso Sistema Único de Saúde”. O vice-prefeito, Vinícius Samôr de Lacerda, também participou do ato de assinatura.
O Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do país, e é responsável pelas vacinas que já integram o calendário tradicional do Ministério da Saúde. “Estamos cientes que a posse de uma vacina não só permitirá melhorar substancialmente os cuidados de vida e saúde de todos os brasileiros, mas também possibilitará o pleno restabelecimento das atividades econômicas e sociais”, destacou o prefeito.
por Assessoria de Comunicação da PMU