Professor Francisco Arthidoro da Costa
Professor Francisco Arthidoro da Costa
Publicado em 13/07/2023 15:22
Professor Francisco Arthidoro da Costa
Filho de Elpídio Arthido da Costa e de Angelina de Castro Costa, Francisco Arthidoro da Costa nasceu no dia 25 de agosto de 1917 em São José de Tocantins, então distrito de Ubá.
Teve nove filhos: Péricles, Thomyres, Cliseida, Francisco Eustáquio, Tarcísio, Victor, Milton, Ângelo e Lúcio.
Ainda moço, após concluir o curso secundário no Ginásio São José, foi para a cidade de Rio Pomba onde iniciou sua missão de ser um professor.
Em 1955, com a colaboração de seu irmão Manoel Arthidoro de Castro, fundou o Ginásio São José de Tocantins, onde desempenhou funções de diretor, secretário, professor de diversas disciplinas e, até mesmo, de servente.
Em 1965 mudou-se para Ubá. Aqui lecionou em diversas escolas, dentre elas o Colégio Raul Soares, o Ginásio Dom Bosco, a Escola Técnica de Comércio, a Escola Técnica Rui Barbosa e o Ginásio São José de Ubá. Também trabalhou na 38ª Superintendência Regional de Ensino.
Um cidadão e diplomata na política, Francisco Arthidoro da Costa trabalhou com afinco na comissão encarregada de emancipar Tocantins. Na prefeitura de Tocantins, ajudou na instalação do município e atuou como primeiro secretário por 18 anos seguidos. Foi vereador na Câmara Municipal de Ubá de 1946 a 1948, além de diretor geral. Trabalhou como assessor dos prefeitos Dirceu Ribeiro dos Santos e Narciso de Paulo Michelli.
Poeta, jornalista, escritor e contista, Francisco Arthidoro da Costa escreveu artigos para vários jornais e em 1990 publicou seu primeiro livro “Suspiros D’Alma”. Membro da Academia Ubaense de Letras, Ciências e Artes, foi diplomado cidadão honorário de Ubá e agraciado com a Comenda Professor João Loyola e com a Medalha de Honra ao Mérito Doutor Fecas.
Faleceu no dia 06 de novembro de 2001, aos 84 anos.
por Assessoria de Comunicação da PMU