Prefeitura e TNC Brasil firmam parceria para restauração florestal em Ubá
Prefeitura e TNC Brasil firmam parceria para restauração florestal em Ubá
Publicado em 23/03/2022 14:05 - Atualizado em 23/03/2022 17:59
Memorando de Entendimento entre a Prefeitura de Ubá e a TNC (The Nature Conservancy) Brasil foi assinado nesta terça-feira, 22/03
Parceria visa implementação do projeto de restauração e conservação da Mata Atlântica no município
Projeto Conservador prevê a conservação e regeneração de 2.700 hectares de floresta em três estados da região sudeste
Na tarde desta terça-feira (22/03), foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Prefeitura de Ubá e a TNC (The Nature Conservancy) Brasil, para implementação do programa Conservador. Trata-se de uma parceria para implementação do projeto de restauração e conservação da Mata Atlântica no município. Assinaram o documento, o Prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho e, representando a TNC Brasil, o técnico responsável pelo programa Conservador no estado de Minas Gerais, Leonardo Ivo.
De acordo com o Especialista em Conservação da TNC Brasil, Leonardo Ivo, a estrutura institucional e a condução da política ambiental em Ubá foram fatores determinantes para construção dessa parceria. “Os projetos ambientais sempre elegem áreas prioritárias do ponto de vista da conservação, mas em Ubá há um elemento muito importante nessa equação que é a governança local. Ubá se mostrou um município já avançado em suas políticas públicas locais e, além da importância ambiental, a gente acredita que esse arranjo institucional existente vai favorecer muito nossas ações em campo. A TNC, a partir da assinatura desse memorando com a Prefeitura, vai trabalhar junto com a administração pública na identificação dos produtores rurais que queiram fazer a regularização ambiental de suas áreas, com o cercamento de nascentes e de reservas legais ou mesmo com a implantação dos projetos de restauração”, afirmou.
Presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o Programa Conservador abrange 425 municípios da região sudeste e tem como objetivo integrar esforços de órgãos públicos, empresas, ONGs e proprietários rurais para estabelecer uma rede de restauração florestal para promover o combate às mudanças climáticas, garantir o aumento da disponibilidade de água (quantidade e qualidade) e oferecer aos produtores que aderirem à proposta benefícios como: o apoio na regularização ambiental da propriedade, a disponibilização de insumos para proteção de nascente e de áreas de conservação, o pagamento pelos serviços ambientais prestados e a possibilidade de comercializar os créditos de carbono gerados nas áreas de restauração.
“O projeto Conservador como um todo prevê a conservação e regeneração de 2.700 hectares de floresta em Minas, Rio e São Paulo. A expectativa é que na região da Zona da Mata a gente tenha um total de 300 a 400 hectares de áreas conservadas com pagamento de PSA ao produtor rural. O contrato tem a duração de 10 anos e o produtor participante, ou seja, que destina parte da sua propriedade para as ações de conservação florestal, recebe nos cinco primeiros anos os insumos necessários para a proteção de suas nascentes e cursos hídricos e o pagamento por serviços ambientais. Além disso, em dois momentos desse contrato, o produtor recebe um incremento de carbono dessas áreas. Esse carbono é dividido com o Mercado Livre, que é a empresa que recebe esses créditos de carbono gerado para neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa” explicou Leonardo Ivo.
Em Ubá, a ideia é que as iniciativas do programa complementem e fortaleçam as ações já desenvolvidas pela Prefeitura junto aos 150 produtores rurais cadastrados no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, o PSA de Ubá.
“Alguns meses atrás, quando nós tivemos a oportunidade de conhecer o projeto, entendemos que seria um ótimo complemento para aquilo que a gente faz no PSA. Então desde aquele período estamos negociando, discutindo, conversando e o projeto apresentado é um complemento perfeito, porque além de tudo que a gente já faz no PSA, há também a possibilidade de aumentar o número de florestas plantadas em Ubá, com recursos específicos e com contratos de médio e longo prazo. Esse é um projeto que pode atender inclusive empresas poluidoras que podem utilizar esse crédito de carbono para manter suas atividades sem perder a produtividade e a rentabilidade. É um projeto que atende esse momento que nós estamos vivendo de transformação, de melhoria do ambiente, mas que também trabalha com uma agricultura e uma pecuária sustentável. E os ganhos se refletem em diversas áreas porque, qualquer programa que visa a melhoria ambiental nas propriedades rurais traz como dividendo o aumento do fluxo de água, a redução do carreamento do solo e, com certeza, uma melhoria no ar da cidade. O produtor rural vai plantar e quem vai colher somos todos nós que somos cidadãos de Ubá e também de toda a região”, declarou o Prefeito Edson Teixeira Filho.
A solenidade de assinatura do Memorando de Entendimento entre a Prefeitura de Ubá e a TNC Brasil também contou com a presença: do Supervisor Regional da URFBio Mata/IEF, Laio Verbeno Sathler; do Secretário Municipal de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, Vicente de Paulo Pinto, do Secretário Municipal de Obras, João Gomes Júnior; do Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Gilger Eduardo de Menezes; de representantes da EMATER e do Sindicato Rural; e de servidores da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável..
por Assessoria de Comunicação da PMU