Intersetorialidade na Pandemia: a experiência de Ubá no combate ao Covid
Intersetorialidade na Pandemia: a experiência de Ubá no combate ao Covid
Publicado em 11/04/2024 17:47
Há pouco mais de 4 anos, Ubá confirmava seu primeiro caso de COVID-19. Diante de um cenário de muitas incertezas e graves ameaças à saúde pública, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, buscou integrar esforços com diversos setores e instância de poder para o combate à doença.
Um dos desafios do município era o fato de Ubá ser o centro de um polo moveleiro que movimenta grande número de pessoas, diariamente, entre cidades próximas. Assim, o primeiro passo tomado foi a publicação de um decreto que paralisou toda a circulação de pessoas logo no início, contribuindo para retardar a propagação do vírus.
Em seguida, foi criado um comitê intersetorial para definir e alinhar as estratégias. “Nós conseguimos mobilizar as nossas secretarias, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, e também tivemos o apoio de vários setores, e de dos órgãos não governamentais e de empresários”, relembra a secretária adjunta de Saúde de Ubá, Dulcinea Thinassi Perini.
No vídeo a seguir, você conhece mais sobre como foi o trabalho desse comitê o impacto dele no enfrentamento ao coronavírus em Ubá:
por Assessora de Comunicação da PMU