Histórico: Conheça a origem da Defesa Civil no mundo
Histórico: Conheça a origem da Defesa Civil no mundo
Publicado em 03/06/2014 09:32 - Atualizado em 04/06/2014 16:34
Logomarca brasileira do Proteção e Defesa Civil.
Logomarca internacional da Proteção e Defesa Civil.
Histórico; Conheça a origem da Defesa Civil.
Define-se a defesa civil ou proteção civil como o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, além de preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.
A defesa ou proteção civil constitui um processo contínuo pelo qual todos os indivíduos, grupos e comunidades gerem ações num esforço de evitar ou de amenizar o impacto resultante da concretização de perigos. As ações a tomar dependem em parte das percepções do risco por parte das pessoas a ele expostos. Uma defesa ou proteção civil eficiente baseia-se na integração de planos de emergência, com envolvimento de agentes governamentais e não governamentais a todos os níveis.
As primeiras ações de Defesa Civil no mundo aconteceram durante a primeira e segunda guerra mundiais, onde povos e países bombardeados, reuniram-se para socorrer vítimas e para reconstruir áreas devastadas. Em diversos países, o termo "defesa civil" foi substituído por outros alternativos como "proteção civil" ou "gestão de emergências". A antiga defesa civil focalizava-se sobretudo na proteção dos civis contra ataques militares, sobretudo ataques aéreos. O moderno pensamento focaliza-se sobretudo na proteção da população civil em tempo de paz, além da sua proteção também em tempo de guerra. Na sequência da mudança da focalização da guerra para a paz, na década de 1970, alguns países europeus começaram a substituir o termo "defesa civil" pelo de "proteção civil" que acabou por se tornar quase universal no âmbito da União Europeia. Numa mudança semelhante, os Estados Unidos, substituíram o termo "defesa civil" por "gestão da emergência" ("emergency management" em inglês). Por outro lado, em alguns países, os termos "defesa civil" e "proteção civil" não são exatamente sinônimos. Por exemplo, nos países que seguem a doutrina da defesa total - que implica uma defesa onde são empregados todos os recursos nacionais - a defesa civil constitui um conceito mais alargado que o de proteção civil, incluindo todos os componentes não militares da defesa nacional. No âmbito desta doutrina, a defesa civil engloba a própria proteção civil e ainda outros componentes como a defesa cultural, a defesa econômica, a segurança ambiental e a segurança interna.
Na Idade Média, devido ao aumento dos aglomerados humanos, às condições precárias de circulação, de construções interligadas e de grande quantidade de material inflamável, cidadãos se organizaram para o combate a incêndios. Acredita-se que foram os franceses os primeiros a se organizar desta forma.
À medida que a humanidade se desenvolveu, aumentando a complexidade social, aumentaram também as possibilidades de calamidades públicas devido ao aumento demográfico.
A organização sistêmica da defesa civil no Brasil, se deu pela criação do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC), em 1988, sendo reorganizado em agosto de 1993 e atualizado em 2005. O Sistema Nacional de Defesa Civil tem atualmente um Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e um grupo de apoio a desastres (GADE) que tem a finalidade de fortalecer os órgãos de defesa civil locais.
por Assessoria de Comunicação da PMU