Ginásio São José
Ginásio São José
Publicado em 02/06/2010 14:30 - Atualizado em 12/07/2010 10:13
Ginásio São José
Casarão colonial construído em 1862, com 15 cômodos, era a sede da Fazenda Boa Esperança, uma das maiores da região e que funcionava como centro coletor de café. Nos últimos anos do Século XIX (dezenove), os demais fazendeiros passaram a comercializar diretamente a produção cafeeira no Rio de Janeiro. O esvaziamento da fazenda coincidiu com o retorno do Dr. Fécas de Ouro Preto (onde era Professor na Escola Superior de Engenharia de Minas) para Ubá.
Visionário, decidiu que as salas que serviam de depósito para cangas e grãos, deveriam ser depósitos de carteiras de aulas para formar cidadãos sábios e fundou o Gymnasio São José, no dia 24 de agosto de 1905. Em Minas Gerais existiam poucas instituições de ensino e os pais traziam seus filhos para estudarem, em regime de internato, no Ginásio São José. Aqui estudaram alunos de várias partes do País, como dos estados de Mato Grosso, Bahia e Paraná. O trem de ferro da Leopoldina Raiway era o meio de transporte para os alunos chegarem até Ubá. Como educandário, funcionou até 1964, tendo sido o último diretor o professor e ex-prefeito Professor Francisco De Filippo.
O Ginásio São José é tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Ubá, tendo sido totalmente restaurado em 1998/1999 com recursos da Lei Rouanet.
A edificação do Ginásio São José, por sua volumetria imponente e área construída de 1190 m², destacas-se em meio à vizinhança de casas e área verde, sobressaltando-se na paisagem próxima à entrada da cidade de Ubá.
O sobrado de dois pavimentos possui estrutura autônoma de madeira, paredes superiores de alvenaria de tijolo, adobe e pau-a-pique e cobertura no corpo principal em quatro águas de telhas curvas, guarnecida por beirais em cimalha de madeira.
A fachada frontal é sóbria e despojada, apresentando harmonia de forma e ritmos de vãos. No pano central do frontispício, encontra-se pintado: GINÁSIO SÃO JOSÉ , e, a data de sua construção: 1862.
A construção do Século XIX originalmente abrigou a Sede da Fazenda Boa Esperança. Desta época ainda guarda na fachada posterior, o beiral em cachorrada e elementos característicos da arquitetura rural mineira e guarda-corpo vazado em madeira trabalhada.
Em 1905, o "casarão" foi adaptado para o funcionamento do Ginásio São José, ocasionando uma série de transformações nos ambientes internos. O pavimento térreo que antes abrigava os espaços de depósito de grãos para a produção de café, passou a conter o salão de estudos; no "hall" de entrada instalou-se uma ampla escadaria de madeira em dois lances; e no mesmo andar, foram construídos um grande refeitório e a cozinha.
por Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural