Fazenda das Palmeiras
Fazenda das Palmeiras
Publicado em 02/06/2010 17:15 - Atualizado em 02/06/2010 17:08
Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Fazenda das Palmeiras
Decreto de Tombamento Nº.5004, de 12 de janeiro de 2010.
A família de Raul Soares de Moura foi a primeira proprietária da Fazenda das Palmeiras. Ele foi Agente do Executivo de Ubá, Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Presidente do Estado de Minas Gerais e, antes disso, o primeiro civil a exercer o cargo de Ministro da Marinha, no governo de Epitácio Pessoa.
Em 1921 o então farmacêutico e médico Levindo Eduardo Coelho comprou do amigo Coronel Júlio Soares a Fazenda das Palmeiras. Na época, o tamanho das terras chegava a 21 alqueires. Em 1922 o novo proprietário inaugurou a Capela de São Miguel e Almas, construída ao lado da casa sede.
Levindo Eduardo Coelho ingressou na política local por volta de 1914. Até 1961, ano de sua morte, exerceu diversos cargos políticos. Chegou a participar de duas Constituintes e exercer o cargo de Senador da República. Um dos filhos do Senador Levindo Coelho, Levindo Ozanam Coelho, foi governador do Estado de Minas Gerais no final de década de 1970.
Ao longo da segunda metade do século XX a área da Fazenda foi sendo dividida e vendida como loteamento. Com isso, a parte loteada tornou-se um grande bairro de Ubá, o Bairro das Palmeiras.
por Dossiês de Tombamento e Registros dos Bens