Defesa Civil de Ubá é incluída como exemplo positivo em cartilha da CASD
Documento foi elaborado por Comissão Permanente da Frente Nacional de Prefeitos
Publicado em 24/04/2024 14:31
O Plano de Redução de Riscos de Ubá, elaborado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, foi reconhecido como uma das boas práticas municipais na área de redução de riscos, preparação e resposta a desastres na segunda edição da cartilha da Comissão Permanente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) de Cidades Atingidas ou Suscetíveis a Desastres (CASD).
Apresentado durante a 86ª Reunião Geral da FNP, o documento oferece um breve diagnóstico sobre a situação dos desastres que afetam as cidades brasileiras, e apresenta os 27 membros da Comissão e as propostas relacionadas a financiamento e reequilíbrio orçamentário, legislação, apoio mútuo em emergências e prevenção de desastres.
O texto descreve como o Plano Municipal foi elaborado considerando as características geográficas, demográficas, socioeconômicas e ambientais, visando à prevenção e mitigação de desastres como inundações e deslizamentos de terra. Além disso, contempla medidas para diminuir os impactos de acidentes industriais e incêndios urbanos, e demonstra como intervenções realizadas em 2022 e 2023, como a construção de muros de gabião e melhorias na drenagem urbana, contribuíram para reduzir os riscos de inundação e riscos geológicos em Ubá.
"Esta cartilha se tornará uma referência para todos os municípios brasileiros. Além de oferecer uma visão dos impactos dos desastres, ela destaca a importância dos municípios na redução de riscos, ao apresentar boas práticas já implementadas pelas cidades que fazem parte da Comissão e que podem ser adotadas por outras localidades" afirmou o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Gilger Eduardo de Menezes.
CLIQUE AQUI e acesse a Cartilha da CASD 2024.
por Assessoria de Comunicação da PMU