Capacitação reforça boas práticas na gestão patrimonial da Prefeitura
Encontro promovido pela Secretaria de Administração orienta agentes patrimoniais sobre conservação, responsabilidade e movimentação de bens públicos
Publicado em 20/03/2025 15:29
A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realizou uma reunião de capacitação para os agentes patrimoniais das diversas secretarias municipais. O encontro, promovido pela Divisão de Patrimônio e Administração de Materiais, teve como objetivo reforçar boas práticas de gestão patrimonial e conscientizar sobre a responsabilidade no cuidado com os bens públicos.
A abertura da reunião foi conduzida pelo Secretário de Administração, Salomão Curi, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da correta administração do patrimônio público. Em seguida, a gerente da Divisão de Patrimônio e Administração de Materiais, Marília Gravina Gravina Dias, apresentou diretrizes essenciais sobre a gestão e carga patrimonial.
Durante a capacitação, foram abordados temas fundamentais, como os cuidados necessários para a conservação dos bens patrimoniais, a responsabilidade dos agentes com os itens sob sua guarda e as consequências do extravio ou perda de bens, conforme previsto no Decreto 5.704, de 19 de junho de 2015. A gerente também forneceu orientações sobre a realização de inventários, o correto preenchimento do termo de responsabilidade, a movimentação dos bens patrimoniais entre setores e o procedimento a ser seguido em caso de perda ou extravio das plaquetas de identificação.
Outros pontos relevantes discutidos incluíram a necessidade de conservação e recuperação de bens, a responsabilização e eventual indenização em caso de extravio, além do correto encaminhamento de materiais em desuso e bens considerados inservíveis.
por Assessoria de Comunicação da PMU