Ary Barroso e Patrimônio Histórico foram temas de aulas no CAIC
Ary Barroso e Patrimônio Histórico foram temas de aulas no CAIC
Publicado em 28/11/2014 10:21 - Atualizado em 01/12/2014 09:01
A professora Maria José Murta interpretou músicas de Ary Barroso acompanhada ao violão, por Francisco de Carvalho e pela percusão do diretor da escola, Rogério Batalha.
Na exposição do mosaico, textos, biografia, réplicas de um piano e fotos do patrimônio histórico e cultural de Ubá e sobre Ary Barroso.
Os alunos, ao lado de uma réplica de um piano, instrumento usado por Ary Barroso nas composições do artista.
Os alunos da 4ª e 5ª séries da Escola Municipal Dr. José Campomizzi, CAIC, participaram de uma aula especial que aconteceu no dia 21 de Novembro. Na biblioteca, alunos e professores criaram um mosaico de fotografias, textos, jogral e pesquisas sobre a vida e a obra do compositor ubaense Ary Barroso e sobre as edificações tombadas como patrimônio histórico e cultural do município com direito a algumas interpretações de algumas músicas de Ary, cantadas por um coral improvisado liderado pela professora Maria José Murta.
A professora Helena Quintão falou sobre a aula: “o nome do projeto é “Educar” e trata-se de educação patrimonial. O objetivo dele é ensinar às crianças como preservar o patrimônio do município e para isto ela tem que conhecer. Não adianta ensinar que é preciso preservar e cuidar se elas não conhecem. Então, desenvolvemos este projeto para que elas conheçam e respeitem esse patrimônio, porque se isto não for passado para as novas gerações, a história do município vai-se perder com tempo. Ensinando para elas hoje aqui, futuramente elas vão passar isto para as próximas gerações e a história do município vai sendo conhecida e preservada em todos os lugares.”
A aluna Lara Rodrigues Cantil também falou: “a aula de hoje foi muito legal porque a “tia” Helena, a Tia Zezé a e “tia” Madalena ensinaram várias coisas pra gente sobre o patrimônio e eu achei esta aula muito interessante. A gente já visitou alguns lugares e agora estamos estudando os lugares que a gente foi.”
Um vasto material para leitura e pesquisa sobre as edificações que compõem o patrimônio histórico e cultural de Ubá, slides trabalhados e projetados em datashow, letras, músicas, réplicas de um piano, biografia e fotografias diversas de Ary Barroso ilustraram, como recurso didático, o conteúdo apresentado aos alunos
por Assessoria de Comunicação da PMU