Ambiente divulga lista de inscritos no PSA de Ubá
Ambiente divulga lista de inscritos no PSA de Ubá
Publicado em 16/07/2018 08:35
Membros da UGP se reuniram para aprovação das 37 inscrições recebidas no PSA de Ubá
A Prefeitura de Ubá, através da Divisão de Agricultura e Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana, realizou uma reunião para divulgação e aprovação das inscrições no PSA - Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais - de Ubá.
O encontro aconteceu no dia 05 de julho, no Centro dos Lavradores, e contou com a participação de parceiros integrantes da UGP (Unidade de Gestão do Projeto), como Emater, UEMG, Centro Comunitário Rural de Miragaia, IEF, FEMAC e Colégio Sagrado Coração de Maria.
Ao todo, 37 proprietários rurais se inscreveram para a participação no PSA de Ubá. Até a primeira quinzena de agosto, membros da UGP realizarão visitas às propriedades inscritas para elaboração do mapa geral de uso dos solos, vegetação e corpos hídricos de cada uma. Após a conclusão dos mapas, a UGP elegerá de 20 a 30 produtores a serem habilitados no programa.
CLIQUE AQUI para baixar a lista de inscritos no PSA
PSA de Ubá - Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais
Previsto no plano de governo da atual administração, o programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) tem o objetivo de selecionar propriedades rurais que estejam situadas acima das Estações de Tratamento da Copasa, para a implementação de práticas de revitalização, com ênfase em conservação de solo, recursos hídricos e florestas; e a habilitação simultânea das propriedades para o recebimento pelos serviços ambientais prestados como produtora/provedora de água.
As famílias locais serão os principais atores para a manutenção dos serviços ambientais, sendo priorizados os trabalhos realizados na microbacia do Ribeirão Ubá, por causar impactos mais diretos à cidade, que viveu situações extremas de estiagens e chuvas.
Os contratos com os produtores selecionados para participação no PSA serão celebrados pelo prazo de 5 anos, podendo ser renovados.
por Assessoria de Comunicação da PMU