Unidade São Sebastião promove treinamento sobre acidentes infantis
Unidade São Sebastião promove treinamento sobre acidentes infantis
Publicado em 08/08/2018 17:56
Na manhã de quinta-feira (01), a Equipe de Estratégia em Saúde da Família (ESF) da Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS) São Sebastião, promoveu um treinamento sobre “acidentes domésticos infantis em creches” para as servidoras da Creche Municipal Prof. Francisco De Filippo, recém inaugurada no bairro São João.
O treinamento foi ministrado pelo bombeiro socorrista, instrutor de primeiros socorros em urgência e emergência e graduando em enfermagem, Leonardo Silva em conjunto com as servidoras da UAPS São Sebastião, Cristina Constâncio de Paula e Deborah Santos Maria.
Inicialmente a enfermeira Cristina e a técnica em enfermagem Deborah, promoveram uma palestra exemplificando os tipos de acidentes mais comuns do ambiente ‘escolar infantil’ e as principais formas de evitar que estes ocorram. Em seguida, Leonardo instruiu os presentes sobre técnicas em primeiros socorros, citando como exemplo, a massagem cardíaca e as ‘manobras de Heimlich’, que é um método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho.
De acordo com Cristina Constâncio, o encontro foi bem produtivo e contou com a participação de onze servidores, dentre monitores, diretoras e coordenadoras da creche. Cristina destacou que “é de suma importância, a todos os que trabalham com crianças, sabermos e termos noção de quais procedimentos que devem ser realizados até a chegada de um socorrista, no caso de acidentes com as crianças”.
“É com muita gratidão que participamos deste momento, tendo a oportunidade de repassar um pouco do que sabemos visando ajudar na prevenção aos acidentes e na forma correta do socorro às vítimas, caso algum acidente aconteça”, destacou Leonardo.
O treinamento fez parte das capacitações organizadas pela Secretaria Municipal de Educação para os servidores que atuarão na nova Creche Municipal, que também foram orientados quanto a rotina de cuidados com as crianças (acolhida, alimentação e higiene) e sobre os aspectos pedagógicos do cuidar e educar.
por Assessoria de Comunicação da PMU