Regional 2 elege cinco obras para Orçamento Participativo
Regional 2 elege cinco obras para Orçamento Participativo
Publicado em 17/07/2017 17:59
Moradores da Regional 2 participam de audiência do Orçamento Participativo
O Salão Comunitário do bairro Primavera recebeu, neste domingo (16) a segunda audiência pública do Orçamento Participativo 2018. Centenas de moradores dos bairros que compõe a Regional 2, como São Domingos, Primavera, Santa Edwiges, Shangrilá, dentre outros, lotaram o salão em busca de propôr melhorias para suas comunidades. Ao final, cinco propostas foram eleitas pelos presentes, respeitando o valor determinado, contemplando diferentes bairros e demandas.
Prefeito Edson, sobre o Orçamento Participativo: "É o que acreditamos ser o melhor modelo"
“Importante que todos saibam que estamos trabalhando com esta forma de compôr o nosso orçamento, que é o que acreditamos ser o melhor modelo, mas que a atuação da Prefeitura não pára nestes R$ 2,1 milhões do Orçamento Participativo. Este é um incremento, algo a mais que estamos apresentando, mas vai acontecer juntamente com os demais trabalhos que desempenhamos todos os dias, como nosso programa permanente de calçamento, por exemplo”, frisou o prefeito Edson Teixeira Filho.
Foram eleitos como prioridades da Regional 2: a construção de muro de contenção e passarela no escadão do bairro Primavera, a cobertura da quadra do bairro Primavera, a construção do novo acesso ao bairro Vila Olinda, a melhoria da praça do bairro Santa Edwiges e parte da reforma do escadão do bairro Waldemar de Castro.
Foi explicado aos moradores a existência de uma demanda ambiental impedindo a imediata intervenção no Vila Olinda, mas que será dada prioridade a esta obra. Em relação ao escadão do Waldemar de Castro, por ter sido a quinta mais votada, o recurso que restou pode não ser suficiente para a integralidade da intervenção, por isso pode ser necessária a parceria com comunidade e empresariado para conclusão do trabalho.
Metodologia democrática
Vice-prefeito Vinícius Samôr: "Mais que obras, propomos aqui que a população tenha vez e voz para escolher suas prioridades"
“Esse é jeito mais difícil de fazer um orçamento, que dá mais trabalho, mas acreditamos que dará o melhor resultado. Mais que obras, propomos aqui que a população tenha vez e voz para escolher suas prioridades, seja em obras, projetos ou ações do poder público. Vocês são os protagonistas do Orçamento Participativo, exercendo democraticamente a sua cidadania”, completou o vice-prefeito e Secretário de Governo e de Cultura Vinícius Samôr, que em seguida explicou os métodos e objetivos do programa e apresentou as propostas enviadas pelas Associações de bairros. Os microfones foram abertos para que o público presente pudesse defender suas propostas ou apresentar novas.
Logo depois, teve início a votação, com eleição das propostas mais votadas até alcançar o valor proposto para cada regional, de R$ 300 mil.
“O que sai daqui hoje não é promessa, é compromisso com toda a população”, destacou o prefeito.
Participaram da audiência, além do prefeito Edson e vice-prefeito Vinícius, o diretor da FEMAC, Mário Ângelo Noé; os secretários de Planejamento e de Obras, respectivamente, Eliana Celeste Menezes Corbelli Vaz e João Gomes Júnior; a presidente da Câmara Municipal, Rosângela Alfenas, além dos vereadores José Roberto Reis Filgueiras, Antero Gomes de Aguiar e Edeir Pacheco.
Regional 3
No próximo sábado (22), às 14 horas, no Salão Comunitário do Peluso, acontece a audiência na Regional 3, composta pelos bairros: Agostinho Amato, Caxangá, Cristo Redentor, Jardim Alves do Vale, Major Fusaro, Noeme Batalha, Peluso, Santa Cruz, Santa Efigênia, Santa Luzia, Santa Terezinha, Santo Antônio, São João e Vitória.
por Assessoria de Comunicação da PMU