Programação Pré-Bienal intensifica clima literário em Ubá
Programação Pré-Bienal intensifica clima literário em Ubá
Publicado em 02/05/2019 12:34 - Atualizado em 02/05/2019 16:41
Nosso município está em contagem regressiva para a Bienal do Livro de Ubá 2019 e, para preparar o público para três dias de muita Literatura, a Secretaria de Educação planejou uma programação Pré-Bienal repleta de atrações como intervenções artísticas, oficinas e encontros com autores. A Bienal 2019 acontecerá de 23 a 25 de maio, na Praça São Januário.
O clima literário começou a se intensificar nas escolas com a realização da segunda edição do Concurso de Redação e Desenho “Prêmio Professora Marlene Marques”, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Ubá. Vinte e cinco escolas das redes municipal, estadual e privada do município vão concorrer com trabalhos de Desenho, Paródia, Conto de Fadas - Desconstrução, Carta do Leitor, Poema e Artigo de Opinião, abordando o tema “e a ética, a moral e a cidadania viveram felizes para sempre”. Os trabalhos serão enviados à Comissão Julgadora até o dia 14 de maio. Os vencedores serão divulgados no dia 22 de maio. A premiação será realizada dia 25 de maio, durante a Bienal 2019.
Outra importante atração do período Pré-Bienal será o lançamento do projeto de incentivo à leitura “Lar para Ler”, no dia 17 de maio (sexta-feira). A ação será realizada às 9h, na Rua Monsenhor Paiva Campos (ao lado do CAEE). Por meio do projeto, 8 pontos de retirada de livros de literatura serão espalhados pela cidade.
No dia 18 de maio (sábado), uma ação de divulgação e panfletagem no Calçadão da São José, com a temática “Livros, mente e guarda-chuvas só servem se os abrirmos”, vai mobilizar a população para a participação na Bienal e no tradicional “Cortejo Cultural”, que será realizado no dia 19 de maio (domingo), às 9h, saindo do cruzamento das Ruas São José e Monsenhor Lincon Ramos (ao lado do Banco do Brasil) em direção a Praça São Januário.
No dia 20 de maio (segunda-feira), o Madrigal Ubaense In Concert - “Revivências” dará sequência à programação Pré-Bienal com uma apresentação no teatro Chiquinha Dias Paes - Fórum Cultural de Ubá, às 20h.
Nos dia 20, 21 e 22 de maio (segunda, terça e quarta-feira), o arte-educador Márcio Vesoli estará nas escolas para a realização de intervenções artísticas para os alunos.
No dia 23 de maio (quinta-feira), fechando as atividades Pré-Bienal, oficinas, contação de histórias e encontros com autores vão aquecer a cena literária antes da abertura oficial da Bienal 2019. No Fórum Cultural, às 7h30, o Professor e escritor carioca Lucinei M. Campos ministrará a oficina “A literatura na sala de aula - Formação e criação do herói nacional”. Às 9h, o escritor, contador de histórias e ator, José Bocca, apresentará a aula espetáculo “Da boca pra fora na ponta da língua - a importância da oralidade na sala de aula”. Às 10h, o autor de “Lavínia e a árvore dos tempos”, o escritor Lucinei M. Campos, visitará a Escola Estadual Coronel Camilo Soares. Já às 13h30 a autora juizforana Dalila Roufi ministrará a oficina literária “ A literatura e o livro infantil como arte, brinquedo e literatura de mundo”. Às 15h, o Centro Educacional Jean Piaget receberá a autora Dalila Roufi para a sessão de contação de histórias e de autógrafos “Eu vou contar o que escrevi”.
A cerimônia de abertura da Bienal do Livro de Ubá 2019 acontecerá no dia 23 de maio, a partir das 19h.
por Assessoria de Comunicação da PMU