Prefeitura solicita à Caixa marcação de sorteio para o Residencial Solar de Ubá
Prefeitura solicita à Caixa marcação de sorteio para o Residencial Solar de Ubá
Publicado em 11/07/2019 15:58 - Atualizado em 11/07/2019 17:06
O secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze e o gerente da Habitação, Daniel Vieira de Souza foram conferir o andamento da recomposição do talude
O prefeito Edson no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília, onde foi recebido por técnicos do FAR
A aprovação do empreendimento Solar de Ubá I pela Caixa Econômica Federal no dia 04 de abril aumentou o ânimo das 613 famílias contempladas, uma vez que esta avaliação final ocorreu quase 60 dias antes do prazo, que era 31 de maio. Desde então, cresceu a expectativa dos contemplados para se mudarem para suas casas. Porém, um problema antigo, que começou em 2018, ainda é motivo de espera.
O deslizamento de um barranco na parte final do empreendimento em janeiro de 2018 fez com que vários materiais e serviços já concluídos fossem perdidos. Desde então, a empresa se concentrou em concluir a construção das casas e refazer o talude danificado pelas chuvas. No primeiro semestre de 2019, a falta de repasses do Governo Federal para empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida impossibilitaram o andamento da obra no talude, mesmo com a aprovação final dada pela Caixa em abril.
No entanto, em reunião realizada com o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze, o gerente da Divisão de Habitação, Daniel Vieira de Souza, e o proprietário da Ilha Empreendimentos, José Agenor Barbosa, este informou que os recursos começaram a chegar, e a recomposição do talude foi retomada e deve ser concluída até o dia 20 de julho, com o plantio de sementes e a colocação de uma biomanta. Esse sistema já foi utilizado pela Ilha Empreendimentos em outras obras e garante a eficiência do serviço e segurança para os moradores.
Diante do enfrentamento desse obstáculo, a Prefeitura de Ubá procurou a Caixa Econômica Federal, que é quem determina o ritmo dos demais procedimentos - sorteio, assinatura dos contratos e entregas das chaves – solicitando a marcação do sorteio das unidades habitacionais, e a Caixa indicou que pretende marcar a data do sorteio para os próximos 40 dias, tão logo faça a vistoria da obra no talude. A Prefeitura já estuda o local adequado para o sorteio, a estrutura necessária e vai divulgar amplamente a data, quando esta for determinada.
Outra medida que busca colaborar com o processo é a ida do prefeito Edson Teixeira Filho a Brasília, que vai solicitar à Caixa e ao FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) a agilização nos processos. Anteriormente, a intervenção da Prefeitura para a adequação do projeto em relação a alguns lotes que estavam em área de preservação ambiental (APP) e regularização junto ao órgão ambiental da construção da ponte de acesso ao empreendimento e da estação de tratamento de esgoto (ETE), que também estavam em APP, foram essenciais para a continuidade das obras.
"A atuação junto à Copasa para agilizar as ligações na rede de abastecimento, a liberação do Habite-se em prazo recorde e a colaboração com a Energisa para as futuras ligações residenciais também foram articulações exitosas da Prefeitura de Ubá, que vem buscando colaborar ao máximo para a entrega das casas aos beneficiários", disse, de Brasília, o prefeito Edson Teixeira Filho.
por Assessoria de Comunicação da PMU