Prefeitura lança Bienal do Livro de Ubá 2017
Prefeitura lança Bienal do Livro de Ubá 2017
Publicado em 11/08/2017 07:38 - Atualizado em 11/08/2017 15:58
Prefeitura de Ubá lançou a Bienal do Livro de Ubá 2017 durante entrevista coletiva. O evento, promovido pelas Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, será realizado de 28 a 30 de setembro.
Com o tema "Ler, Conectar e Criar", a 1ª edição do evento, terá como homenageado o autor Pedro Bandeira.
A Prefeitura de Ubá realizou, durante entrevista coletiva, o lançamento da Bienal do Livro de Ubá. O evento, promovido pelas Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, será realizado na Praça São Januário e pretende reunir 15 mil pessoas. O tema da Bienal de Ubá 2017, que será realizada de 28 a 30 de setembro, é "Ler, Conectar e Criar".
A Bienal do Livro de Ubá visa a promoção da leitura como um hábito na comunidade e a valorização do livro no imaginário popular. O evento, em sua 1ª edição, terá como homenageado o autor Pedro Bandeira. “A escolha do autor foi feita ainda no início do ano, por sugestão da equipe pedagógica. Esta escolha se dá em razão do vocabulário muito acessível do Pedro Bandeira, que consegue envolver o seu leitor de forma diferenciada. Ele escreve desde contos, romances, até aventuras juvenis, atingindo diversos públicos. Além disso o autor já possui 22 milhões de livros vendidos, é muito premiado e renomado”, destacou a coordenadora da Bienal, Andrea Dias.
Para o prefeito Edson, a realização de uma Bienal do Livro em Ubá é oportuna. “As pessoas foram perdendo o hábito de ler, e por isso este evento é ainda mais importante. Precisamos incentivar a leitura, e acima de tudo a leitura de qualidade, que é o que fazemos neste evento”, destacou o prefeito.
Para o vice-prefeito e secretário municipal de Cultura e de Governo, Vinícius Samôr, a Bienal possui função social importante na formação dos jovens. “O vocabulário das crianças e dos jovens está limitado, e isso se deve a falta de políticas públicas de incentivo a educação, cultura e literatura. Nossa proposta é de envolver mais esse público no mundo da leitura, um mundo que realmente abre portas”, destaca Vinícius, que ainda afirmou que a Bienal será um dos maiores eventos de literatura da Zona da Mata.
Atividades Pré-Bienal
Desde o final de julho, as atividades que antecedem a Bienal do Livro de Ubá já tiveram início. A primeira delas foi o Concurso de Desenho e Redação “Prêmio Professora Marlene Marques”. Com inscrições abertas de 01 a 07 de agosto, participam do concurso escolas da rede pública e privada do município.
“Conheço a trajetória da Professora Marlene Marques desde o início, ainda em Tocantins e depois em Ubá, atuando na Superintendência de Ensino. A sua qualidade como professora e escritora são excelentes referências para nosso Concurso”, destacou o prefeito Edson.
Além do Concurso, iniciou-se em agosto outra importante atração do período pré-Bienal, o Minutinho Bandeira. Trata-se de intervenções breves, realizadas nas escolas, por dois atores que cantam e contam pequenas histórias extraídas dos livros "Por enquanto sou pequeno”, “Fábulas Palpitadas” e “A Hora do Desconto", todos de Pedro Bandeira.
Através de parceria com os Cavaleiros da Cultura, de Rio Novo (MG) serão ainda ofertados kits de livros para estudantes de escolas da rede municipal. Além disso, estão previstas capacitações, palestras e workshops para os professores, dentre outras atividades.
Programação
Dentre a programação da Bienal do Livro de Ubá 2017, que será divulgada em breve, alguns eventos já foram revelados. Entre eles, o lançamento de um livro didático, que será distribuído às escolas e trabalhado com os alunos, sobre os 160 anos de Ubá. Além disso, no dia 24 de setembro (domingo que antecede o evento) será realizado um “Cortejo Cultural”, saindo da Praça Guido Marlière em direção a Praça São Januário, local que sediará a Bienal.
A Bienal do Livro contará com estrutura formada por dois palcos, um deles voltado para a programação infantil. Além disso, o evento dará oportunidade a escritores iniciantes, a artistas plásticos da região, a apresentação de espetáculo teatral em parceria com a AULE (Academia Ubaense de Letras), e a participação do Cartunista e Chargista do escritor Ziraldo, Edra.
Ler, Conectar e Criar
“Com o tema ‘Ler, conectar e criar’ buscamos aliar a tecnologia e toda a ilimitada gama de informações de que dispõe hoje esse aluno para tirar dela o melhor proveito. Se ele está conectado a maior parte do tempo, queremos usar essa conexão a favor dele, promovendo a leitura e a criação, o desenvolvimento do seu vocabulário e pensamento crítico, ou seja, desenvolvendo cidadãos livres e capazes de formar opiniões”, explica a secretária municipal de Educação Beth Barros.
“Nas escolas vamos incentivar a escrita, a leitura, a interpretação, intensificando o trabalho que já é um dos principais objetivos do nosso método pedagógico. Mas com a Bienal vamos realmente além”, destaca a assessora pedagógica Nádia Regina Esteves Xubias.
“Queremos ainda que a nossa Bienal saia do ambiente das escolas, com ampla e qualificada programação para todas as faixas etárias e segmentos da população”, reforça Beth Barros.
A Bienal do livro de Ubá irá mesclar literatura, arte, cultura, diversão e negócio. Estão previstas ainda outras atividades como palestras, música, teatro, debates, oficinas, dança e mesa literária.
por Assessoria de Comunicação da PMU