Prefeitura constrói barraginhas no Distrito de Miragaia
Prefeitura constrói barraginhas no Distrito de Miragaia
Publicado em 14/08/2017 10:05
O Prefeito, Edson Teixeira Filho, visitou o local onde foram construídas quatro barraginhas no Distrito de Miragaia.
Vista da barraginha com capacidade retenção de um milhão de litros de água. As quatro barraginhas construídas na Miragaia possuem capacidade total de armazenamento de aproximadamente um milhão e quinhentos mil litros de água.
A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria de Ambiente e Mobilidade Urbana, construiu quatro barraginhas no Distrito de Miragaia. A ação está prevista no plano de governo da atual administração como uma das estratégias para a área ambiental e visa beneficiar, simultaneamente, as zonas rural e urbana através da criação de reservatórios de águas de chuva.
No fim de julho, o Prefeito, Edson Teixeira Filho, acompanhado do Secretário Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana, Vicente de Paulo Pinto, visitou o local onde foram construídas as barraginhas.
Revitalização das nascentes locais
A barraginha é uma obra que tem a finalidade de reter águas de chuvas, controlar a erosão, proporcionar a infiltração das águas no solo e alimentar as nascentes locais.
De acordo com o Gerente de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Gonçalves do Amaral, as barraginhas do Distrito de Miragaia foram construídas em áreas de pastagens, com processo de erosão e formação de enxurradas avançado, situação que contribuía para o agravamento das enchentes na cidade de Ubá.
“Com o objetivo de criar novas referências, para um planejamento a médio e longo prazo para todo o município, foram construídos quatro modelos distintos de barraginhas no local. Esses modelos apresentam uma maior eficiência na prevenção e controle de enchentes, em casos de grandes e intensas chuvas, como as ocorridas nos anos 2008 e 2012”, explica Amaral.
As quatro barraginhas construídas na Miragaia possuem capacidade total de armazenamento de aproximadamente 1.500 metros cúbicos, ou seja, um milhão e quinhentos mil litros de água. “Considerando que, em média, as barraginhas se encherão quatro vezes por ano, a água total retida e infiltrada, anualmente, deverá ser de aproximadamente 6 mil metros cúbicos. Essa água ajudará a revitalizar as nascentes locais”, afirma Amaral.
Recuperação e conservação dos solos e das águas
Práticas de conservação de solo e água, em regiões de cabeceiras, não devem ser atribuídas somente às barraginhas. Outras práticas, como a readequação de estradas e o reflorestamento, devem ser realizadas de forma integrada.
“Práticas integradas trazem resultados sustentáveis mais rapidamente, e a cidade de Ubá tem urgência de solução no setor de recursos hídricos”, destaca o Gerente de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Gonçalves do Amaral.
Consciente dessa situação, a Prefeitura de Ubá estará ampliando e intensificando, nos próximos anos, as ações de revitalização das microbacias hidrográficas do município, visando recuperar ambientalmente áreas extremamente degradadas e estabelecer um novo equilíbrio do sistema hidrológico local.
por Assessoria de Comunicação da PMU