Educação trabalha alimentação saudável com os pais
Educação trabalha alimentação saudável com os pais
Publicado em 06/06/2017 12:13 - Atualizado em 08/06/2017 15:50
Seção de Alimentação Escolar promove palestras com pais e responsáveis de alunos da Rede Municipal para apresentar os resultados da avaliação antropométrica e dar orientações sobre alimentação saudável.
Ação visa sensibilizar os pais quanto aos impactos do sobrepeso e da obesidade na saúde das crianças e estimular a mudança de hábitos alimentares em casa, a fim de reforçar as ações que são realizadas na escola.
A Secretaria de Educação, através da Seção de Alimentação Escolar, está promovendo palestras para pais e responsáveis de alunos da Rede Municipal. Os encontros tem por objetivo apresentar os resultados da avaliação antropométrica (relação peso x altura), realizada todos os anos com os alunos da rede, e dar orientações sobre alimentação saudável e qualidade de vida.
Na manhã do dia 06 de junho, as Nutricionistas Cássia Olívia Machado Campos e Ângela Aparecida Magaton Cruz, se reuniram com os pais na Escola Municipal Dr. Heitor Peixoto Toledo, na Colônia Padre Damião. Durante a palestra, a equipe apresentou dados sobre o sobrepeso e obesidade no Brasil e os dados obtidos na avaliação feita na escola, estimulou os pais a refletir sobre os motivos que levam à alimentação desequilibrada e ao excesso de peso, explicou as consequências do excesso de peso no organismo, relatou os malefícios de uma alimentação baseada no consumo de produtos industrializados e deu dicas de como ter uma vida mais saudável.
Para Cássia, é importante mostrar que a obesidade pode acarretar doenças que terão efeitos sobre o indivíduo por toda sua vida e que o estímulo à alimentação saudável só vai alcançar resultados se houver união entre os pais e a escola. “Nosso principal objetivo é sensibilizar os pais quanto aos impactos do sobrepeso e da obesidade na saúde das crianças e estimular a mudança de hábitos alimentares em casa, a fim de reforçar as ações que são realizadas na escola”, complementou Ângela Magaton.
As Nutricionistas já trabalharam a temática nas escolas Irmã Ana Maria Teixeira da Costa, Governador Ozanam Coelho, Professora Conceição Gomes Caputo (Curumim I), Professor João Batista Rodrigues, Professor Manoel Arthidoro de Castro, Professora Maria de Loreto Camiloto Rocha, Nossa Senhora Aparecida e Dr. Heitor Peixoto Toledo. Até o fim deste semestre, as escolas Professor Antônio Araújo, Geralda Bernardo de Oliveira, Maria Lúcia Vieira, Mere Maria D'Aquino e Recanto São Domingos receberão as palestras.
Como ter e estimular uma vida mais saudável
Algumas das ações praticadas nas cantinas das escolas que podem e devem ser adotadas também em casa para se ter uma vida mais saudável são:
- Prefira alimentos de verdade;
- Coma colorido e varie os alimentos;
- Reduza a quantidade de alimentos de pacote (industrializados);
- Reduza açúcar, sal e óleo nas preparações;
- Inclua ervas naturais;
- Beba água, água de coco e sucos naturais;
-Inclua aveia, linhaça e farinha de banana verde na alimentação;
-Inclua alimentos e receitas novas e saudáveis;
- Apresente os alimentos com diferentes e criativas preparações para seu filho;
- Inclua uma atividade física no dia a dia;
- Inclua toda a família nesses hábitos.
por Assessoria de Comunicação da PMU