Coleta Seletiva recolhe 1 tonelada de recicláveis no primeiro mês
Coleta Seletiva recolhe 1 tonelada de recicláveis no primeiro mês
Publicado em 04/10/2017 10:35 - Atualizado em 04/10/2017 13:07
Projeto Piloto de Coleta Seletiva recolheu 1 tonelada de recicláveis no primeiro mês de implantação.
327 quilos de materiais recicláveis, além de 184 litros de óleo usado, foram destinados à coleta seletiva através da realização de uma gincana de educação ambiental na Escola Municipal Recanto São Domingos e no Colégio Pilar.
Já no primeiro mês de implantação, o Projeto Piloto de Coleta Seletiva recolheu 1 tonelada de recicláveis. Todo material coletado foi destinado à Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Ubá (RECICLAU).
673,5 quilos de recicláveis foram recolhidos, entre os dias 29 de agosto e 28 de setembro, em 22 ruas do bairro Eldorado, local onde o projeto está sendo executado. Outros 327 quilos de materiais recicláveis, além de 184 litros de óleo usado, foram destinados à coleta seletiva através da realização de uma gincana de educação ambiental na Escola Municipal Recanto São Domingos e no Colégio Pilar.
A coleta seletiva acontece todas as terças e quintas-feiras, a partir das 12h.
Projeto Piloto de Reestruturação da Coleta Seletiva em Ubá: “Separar para Reciclar”
O Projeto Piloto de Reestruturação da Coleta Seletiva em Ubá é uma iniciativa da Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana, em parceria com a ADUBAR, ECP Engenharia e RECICLAU.
Com o slogan “Separar para Reciclar”, o projeto foi lançando oficialmente no dia 14 de setembro, em entrevista coletiva no Salão Vermelho da Prefeitura de Ubá, com o Prefeito Edson Teixeira Filho; com o Secretario de Ambiente e Mobilidade Urbana, Vicente de Paulo Pinto e com o Presidente da ADUBAR, Carlos Teixeira Marques.
A ação objetiva a reestruturação e expansão da coleta seletiva no município a fim de reduzir a quantidade de lixo domiciliar enviado à Central de Tratamento de Resíduos (aterro sanitário) em Juiz de Fora e, assim, diminuir o custo da destinação final do lixo para a administração.
Além disso, visa a popularização da coleta seletiva, por meio da educação ambiental focada na responsabilidade compartilhada na formação de multiplicadores de hábitos ambientalmente adequados, e o aumento da produção e melhorias nas condições de trabalho e renda dos catadores.
O Projeto Piloto de Reestruturação da Coleta Seletiva em Ubá foi implantado no bairro Eldorado após a realização de uma pesquisa de opinião com os moradores, na qual 91% dos entrevistados mostrou disposição para participar da coleta seletiva, e de uma campanha educativa com a distribuição de panfletos e ímãs de geladira e realização de uma gincana de educação ambiental na Escola Municipal Recanto São Domingos e no Colégio Pilar.
por Assessoria de Comunicação da PMU