CEREST promove palestra para agricultores familiares do PTA
CEREST promove palestra para agricultores familiares do PTA
Publicado em 13/09/2017 09:26
Técnicos do CEREST promoveram uma palestra sobre saúde do trabalhador para agricultores familiares do Projeto de Transição Agroecológica (PTA) do município.
Médico do Trabalho, José Ricardo Demolinari, destacou a importância das práticas agroecológicas para a prevenção de doenças agudas e crônicas e promoção de melhor qualidade de vida dos trabalhadores rurais.
Técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), em parceria com o Banco de Alimentos de Ubá, promoveram uma palestra sobre saúde do trabalhador para agricultores familiares que integram o Projeto de Transição Agroecológica (PTA) do município. O encontro foi realizado na comunidade do Emboque, no dia 04 de setembro.
Durante o evento, o Médico do Trabalho, José Ricardo Demolinari, reforçou, através de dados estatísticos e informações técnicas, os malefícios causados pela exposição a agrotóxicos e destacou a importância das práticas agroecológicas para a prevenção de doenças agudas e crônicas e promoção de melhor qualidade de vida dos trabalhadores rurais.
Já a Engenheira de Segurança do Trabalho, Eliana Gomes, apontou os riscos existentes no trabalho rural, evidenciando a importância da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) contra os raios solares, da hidratação, da manutenção dos equipamentos utilizados nas atividades agrícolas e de se evitar posturas inadequadas no plantio e colheita.
Por fim, o Coordenador do CEREST, Thiago Wendt Antunes, explicou como funcionam os serviços ofertados pelo CEREST e colocou o setor à disposição dos produtores rurais. “Essa palestra vai de encontro com a política adotada pelo CEREST, que valoriza a prevenção, promoção e educação em Saúde do Trabalhador sejam eles: autônomos, urbanos, rurais e com ou sem vínculos empregatícios”, afirmou Wendt.
por Assessoria de Comunicação da PMU