Centros de Atenção Psicossocial promovem o "Abraça RAPS"
Centros de Atenção Psicossocial promovem o "Abraça RAPS"
Publicado em 22/09/2017 09:08 - Atualizado em 22/09/2017 09:18
Centros de Atenção Psicossocial de Ubá, CAPS II - Guida Sollero e CAPS AD III, promoveram abraço simbólico às unidades, o "Abraça RAPS".
Ato aconteceu em todo país em defesa da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Os Centros de Atenção Psicossocial de Ubá, CAPS II – Guida Sollero e CAPS AD III, promoveram, numa ação conjunta entre servidores e pacientes, um abraço às unidades. O “Abraça RAPS” aconteceu em todo o país, no dia 12 de setembro, como um Ato Público Nacional de defesa da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Maryene Barbosa, coordenadora da saúde mental no município, destacou a importância da adesão dos CAPS à manifestação. “Tendo em vista que o SUS surgiu por força da manifestação da sociedade e os CAPS, sendo serviços do nosso sistema de saúde, precisam ser defendidos para que não haja um retrocesso de uma política de Saúde Mental tão importante e centrada no cuidado psicossocial. Este ato, para além de dar a oportunidade de esclarecimentos sobre o andamento da Política de Saúde, é também para que os pacientes demonstrem a importância do serviço para a qualidade de vida de todos”, afirmou.
Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. A partir disto, estes têm papel fundamental na Reforma Psiquiátrica Brasileira e na luta antimanicomial, possibilitando a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico.
por Assessoria de Comunicação da PMU