Apresentado estudo sobre manejo de águas pluviais de Ubá
Apresentado estudo sobre manejo de águas pluviais do município
Publicado em 05/05/2017 17:22 - Atualizado em 05/05/2017 18:11
A Divisão de Convênios, da Secretaria Municipal de Governo, promoveu, na última terça-feira (02), a apresentação do “Estudo de Concepção referente à solução de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas do município de Ubá”. O objetivo do levantamento foi definir o escopo dos projetos para intervenção e solução da captação de águas pluviais do município.
O prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, participou do evento, e abriu a apresentação falando sobre a importância da iniciativa. “Precisamos estar sempre prontos, com projetos elaborados e buscando os recursos. Considero que temos problemas ainda mais sérios do que estes, como a questão do tratamento do esgoto, que está sendo tratada como prioridade. Mas o Ministério das Cidades anunciou na semana passada, em evento que participei, em Brasília, a liberação de R$ 10 bilhões para os municípios investirem em infraestrutura. Quando isso se concretizar Ubá sairá na frente por já termos os projetos”, afirmou o prefeito.
A apresentação, que consiste na primeira de três etapas do estudo, foi conduzida por engenheiros da empresa Consominas Engenharia, responsável pelo estudo. Segundo o trabalho, os problemas relacionados à enchentes, deslizamentos e outros transtornos causados pelas chuvas em Ubá estão relacionados a problemas de microdrenagem (bocas de lobo, etc) e macrodrenagem (galerias, canais, etc), além de fatores geográficos. Como estratégia para buscar soluções, foram apontadas medidas estruturais (intervenções físicas, construções) e não estruturais (legislações), de maneira conjunta.
O estudo foi elaborado a partir de convênio da Prefeitura com o Ministério das Cidades. Esta primeira etapa, prestes a ser concluída, visou gerar indicadores para a realização do projeto de engenharia de manejo de águas pluviais.
Veja mais fotos da apresentação na galeria abaixo
por Assessoria de Comunicação da PMU